XI FORUM DE DEBATES: POVOS E CULTURAS DAS AMÉRICAS – MESA DE ABERTURA

No dia 10 de julho de 2023 ocorreu a mesa de abertura do XI Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas produzido pelo Núcleo de Estudos das Américas – NUCLEAS, na sala Professor Doutor Carlos Patricio Samanez – RAV 84, 8° andar – UERJ.
O Núcleo de Estudos das Américas – NUCLEAS convidou membros de comunidades acadêmicas e cívicas para discutir questões pertinentes às nações latino- americanas. A temática “AMÉRICA LATINA – REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS” promove ampla discussão sobre as práticas políticas e sociais atuais.

A abertura do evento contou com uma mesa composta pelo Magnífico Vice-Reitor Prof. Lincoln Tavares Silva – UERJ; Prof. Dirce Eleonora Nigro Solis – Diretora CCS; Prof. Alexis Toribio Dantas – Diretor FCE e Coordenador do NUCLEAS/UERJ; Prof. Maria Teresa Toribio Brittes Lemos – Coordenadora do NUCLEAS/UERJ.

O comentarista e analista político da mídia mexicana e internacional Prof. Dejan Mihailovic – Tec Monterrey / México, teve seu imprescindível discurso sobre o cenário regional da América Latina e Caribe, geopolítica, pensamento contemporâneo e como a colonização afetou a identidade das nações latino-americanas. Tivemos falas de suma importância do Prof. João Platenik Pitillo – Pesquisador NUCLEAS/UERJ a respeito do seu trabalho com base nos pressupostos da História do Tempo Presente e os conflitos bélicos dos séculos XX e XXI, com ênfase no surgimento do “Califado Islâmico e Novo Terrorismo Global”.

Contamos também com a conferência magistral ministrada e desenvolvida pela convidada Tainá de Paula – Secretária de Ambiente e Clima do Município do Rio de Janeiro. A secretária abordou assuntos de extrema relevância, citando problemáticas enfrentadas pelas minorias diante da tamanha diversidade cultural e étnica existente não só em nosso país como na América Latina num todo.

O Fórum de Debates é um encontro bianual organizado pelo Núcleo de Estudos das Américas/NUCLEAS, do IFCH, associado à Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e conta com a parceria da Universidade Nacional Autônoma da Costa Rica e a cooperação internacional do Instituto Superior Tecnológico de Monterrey/TEC/México, do Instituto IDEAZ/Viena, da Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (ADHILAC)/Colômbia, da Universidade Nacional Autônoma do México/ UNAM, da University Western Indians –Trinidad/Tobago e da Universidad Nacional de Córdoba/Argentina e CIBAM/ Centro Ibero – Americano Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Novi Sad.